Select Page

Projetos em execução

LER NO JARDIM

Em 2018 a AVOAR estabeleceu um protocolo de colaboração com a SCML – Santa Casa da Misericórdia de Lisboa e o PNL2027 – Plano Nacional de Leitura 2027 para desenvolver um projeto de literacia emergente nos estabelecimentos de 1.ª e 2.ª infância da SCML. No primeiro ano concretizou o projeto junto de catorze turmas do pré-escolar – uma por cada um dos catorze jardins de infância da SCML, tendo alcançado aproximadamente 280 crianças e respetivas famílias.

No segundo ano o programa não só foi alargado à totalidade das turmas de pré-escolar do parque de jardins de infância da SCML, como foi desenvolvido, a título de projeto piloto, com uma turma de creche, tendo sido abrangidas aproximadamente 500 crianças e respetivas famílias. Devido à pandemia da covid – 19 e seguindo as normas do Ministério do Trabalho e da Segurança Social que tutela estes estabelecimentos no ano letivo de 2020/21 o programa, apesar de ter sido aprovado pela SCML, está suspenso.

Com o “Ler no Jardim”, até agora, já foram alcançadas mais de 750 crianças e respetivas famílias com o consequente empoderamento em vários domínios, com especial incidência nos da leitura e da escrita.

Mais de 750 crianças e respetivas famílias empoderadas em vários domínios, com especial incidência nos da leitura e da escrita

HISTÓRIAS DAQUI E DALI /
STORIES FROM HERE AND BEYOND

Um projeto desenvolvido nos anos de 2019 e 2020 em parceria com uma ONG indiana, a Communicare Trust, e outra moçambicana, a Mozarte, através do qual, utilizando processos colaborativos, foi criado um livro entre três escolas, cada uma de um dos três países envolvidos. O livro, um álbum ilustrado, trata do tema da igualdade de género, está escrito em três línguas – português, inglês e konkani – e tem acesso livre no site www.fabricadehistorias.pt

No último trimestre de 2020 vai ser impresso na Índia para que possa chegar a crianças e famílias que não têm acesso ao mundo digital.

https://youtu.be/jY90BAalYoc

LER E CRESCER EM FAMÍLIA

Projeto de educação emocional para famílias, que se desenvolve a partir do trabalho com livros, é fruto de acordo entre a AVOAR, a CIMAC – Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central e a DGLAB – Direção Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas.

O projeto, na área da literacia emocional, foi iniciado em 2020 e concretiza-se com a realização de sessões para famílias com crianças dos 4 aos 10 anos de idade com o apoio e em Bibliotecas Municipais do Alentejo Central, no âmbito da implementação do PADES – Programa de Apoio ao Desenvolvimento de Serviços das Bibliotecas Públicas.   

LIVROS EM CABO VERDE

A AVOAR e a JUNT’AMOR estabeleceram uma parceria em 2019 que permite a distribuição de livros em Municípios de Cabo Verde acompanhada de atividades de mediação da leitura.

 

Visite-nos

Rua de S. José,
3, r/c esq.,

7320-438 Castelo de Vide

 

Contacte-nos

info@avoar.org

968 513 730

 

15 + 14 =